10/01/2012

Furoshiki = Bolsa Artesanal Japonesa


Imagem weheartit

Essa bolsa, chamada “Furoshiki”, faz parte de uma técnica japonesa com a qual conseguimos, através de dobraduras no tecido, realizar diversos tipos de embrulhos.

Um pouco de história:

“Surgiu durante o Período Edo, quando os senhores feudais freqüentavam os banhos públicos e cada um carregava seu vestuário embrulhado no furoshiki, que era identificado com o brasão da família. Durante o Período Edo havia muitos incêndios, com isto, o furoshiki servia como uma mala de mudança, na qual os objetos embrulhados eram carregados nas costas e cabeça.”

Após a Segunda Guerra Mundial, o furoshiki começou a perder seu lugar para as sacolas plásticas. Com isto, no Japão, a Ministra do Meio Ambiente Yuriko Koike lançou a campanha “Mottainai Furoshiki” englobando o conceito dos 3 R´s reutilizar, reduzir e reciclar, resgatando e incentivando o uso do furoshiki como eco-bag, para substituir o uso de sacolas plásticas.

Nesta imagem, podemos perceber várias maneiras diferentes de fazer essa bolsinha. Uma pena que está em inglês, mas dá para entender!



Imagem:weheartit

Trouxemos para vocês um vídeo bem legal, que mostra uma maneira bem simples de fazer um Furoshiki.

Beijos

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...